Latidos Excessivos (por Cesar Millan)

Principalmente para quem mora em apartamentos, os latidos podem atrapalhar os vizinhos e ganhar visitas inesperadas do Síndico. Muitos acreditam que não há nada o que fazer, porque é da “personalidade do cachorro”. Mas, felizmente há sim como mudar esse comportamento tão desagradável. E ter uma casa mais silenciosa.

Veja o artigo original, em inglês, aqui: https://www.cesarsway.com/excessive-barking/

Caro Cesar,

Tenho um American Staffordshire terrier chamado Coach, que tem quase quatro anos. Temos um problema extremo com o treinador latindo através da cerca para nossos vizinhos e seus cães.

Então, quando sairmos para buscá-lo ou mandá-lo parar, ele não virá até nós e sairá correndo na direção oposta. É muito frustrante. Ele faz a mesma coisa se tivermos companhia e ele estiver no pátio dos fundos. Se ele nos vê lá dentro com gente, começa a latir e pular na porta. Ele também pulará em cima das pessoas quando as vir. Pode ser exaustivo. Existe algo que podemos fazer para consertar isso? Devemos estar fazendo algo errado. Gostaria muito de receber sua ajuda.

– Melissa Pickard

Resposta de Cesar

Querida Melissa,

Em primeiro lugar, agradeço a última parte da sua pergunta, quando você admite que pensa que está fazendo algo errado. Mostra que você está disposto a reconhecer e mudar seu próprio comportamento.

Por que os cães latem

É natural que os cães latam para que os outros saibam que “este é o meu território”. Mas é uma forma muito particular de latir. Não é excessivo. Não vai te incomodar. O tipo de latido que você está descrevendo me diz que seu cão está procurando por satisfação em outro lugar. Latir através da cerca é a sua forma de se saciar de emoção fora de casa, porque em sua casa ele não está conseguindo o que procura. Por que o cachorro está tão animado? Bem, provavelmente está faltando exercício. E não estou falando sobre exercícios de quintal; Estou falando de uma boa e longa caminhada . Por que ele não vem quando você liga? Você não está atendendo às necessidades dele – os vizinhos de fora com seus cachorros estão! Se você não o envolver fisicamente e psicologicamente a cadadia, sua empolgação vai assumir. Suas necessidades naquele momento vêm de um ponto de vista predador, não de um seguidor.

Não consigo ver como você está lidando com o problema, então não sei se você está gritando ou se é consistente com as regras, limites e limitações, e não sei se todos na casa é consistente com o cão. Há muitos detalhes que não conheço. Muitas pessoas dizem que assistem ao programa o tempo todo, mas às vezes não se vêem nele. Por isso é muito importante contratar um profissional que tenha bom senso e possa trabalhar com você pessoalmente.

Os terriers de Staffordshire têm muita energia. É importante que você encontre alguém que possa vir e ajudá-lo a dominar a caminhada um a um. Então, quando estiver cumprindo o cão com o passeio, você pode passar para “sentar”, “ficar”, “relaxar” e outros comandos. E Melissa, acho que você descobrirá que, quando realmente começar a atender às necessidades do seu cão, ele virá automaticamente até você. É a lei da gravidade do líder da matilha!

Fique calmo e assertivo,
Cesar Millan