Filhote de cachorro distraído na caminhada (por Cesar Millan)

Passear com seu companheiro canino é um dos maiores prazeres da vida. Aquele ar no rosto, a lingua do dog para fora e um afago naqueles pêlos macios. Isso claro, se seu cachorro estiver concentrado no passeio (o que não acontece tanto quanto gostaríamos). Nesse artigo ele responde uma leitora.

Veja o original, em inglês, aqui: https://www.cesarsway.com/puppy-distracted-on-the-walk/

Caro Cesar,

Tenho um cachorrinho de nove meses e 100 libras que caminho todos os dias pelo tempo que você recomendou em seu novo livro. Meu problema é que ele está conhecendo muita gente no meu bairro e agora toda vez que passo por alguém que conheço, ele insiste em parar e caminhar com eles e se recusa a ir no meu ritmo … mesmo que eu comece a correr à frente.

Eu experimentei todos os estilos de coleira que encontrei, incluindo coleiras de estrangulamento e pinça, e a guia de cabeça para baixo que já vi você usar muitas vezes em seu programa. ‘ Sempre que caminhamos em algum lugar novo, ele está bem e não reage a estranhos e apenas passa. ‘ Ele sabe que sou o líder da matilha – isso até que alguém que conhecemos esteja por perto. ‘ Como posso fazer com que ele saia dessa situação e continue no meu ritmo quando encontrarmos pessoas conhecidas?

Obrigado,
Matt K.

Veja a resposta de Cesar Millan:

Caro Matt,
Quando você passa por seus amigos, ‘o que está acontecendo é que seu cão se sente atraído por seus cheiros familiares’. Para redirecionar o comportamento, você precisa mudar esses cheiros. ‘ ‘Para fazer isso, compre um pacote de guloseimas cheirosas, disponíveis na maioria das lojas de animais de estimação.’ Evite petiscos secos, porque às vezes os cães se interessam menos pelo cheiro. Coloque o cheiro na frente do nariz do seu cão, para que ele saiba que você está com a comida. Então, conforme você se afasta de seu amigo, dê-lhe uma guloseima. Faça com que ele se esforce um pouco mais para cada guloseima. Dê a ele o primeiro quando ele andar 3 a 3 metros de distância, depois o próximo quando ele andar mais 1,5 metro, depois mais 1,5 metro, e assim por diante até que você complete a viagem inteira. ‘ Eventualmente, a única vez que ele ganha uma guloseima é quando chega em casa.

Fique calmo e assertivo,
Cesar Millan